[Infográfico] Doenças causadas pela má higiene bucal

Posted on Posted in Má higiene bucal
doenças causadas pela falta de higiene bucal
Em 2014, a Revista Saúde publicou uma pesquisa intitulada "O que os brasileiros sabem sobre saúde bucal". No Editorial, a diretora de redação faz um questionamento que exemplifica muito bem a importância dada à saúde bucal em relação à saúde geral. Em linhas gerais, a pergunta é: por que não comparecer à consulta anual ao ginecologista gera mais preocupação do que não fazer a visita semestral ou anual ao dentista? A falta de conhecimento sobre os riscos está na raiz deste comportamento.

No infográfico abaixo, são apresentados os possíveis problemas gerados pela falta de cuidados com a saúde bucal.
infográfico sobre doenças causadas pela falta de higiene bucal


Compartilhe este infográfico no seu site (copie e cole o código html).



» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

INSCREVA-SE E RECEBA DICAS E ORIENTAÇÕES, GRATUITAMENTE, NO SEU E-MAIL!!!

Estas informações são úteis?

Informe seus dados, e receba, gratuitamente, no seu e-mail, mais orientações e dicas como estas!

Consequências da má higiene bucal para a saúde

Ao contrário do que muitos pensam, negligenciar a higiene bucal não tem como possíveis consequências apenas o mau hálito, o surgimento de cáries e a perda dos dentes.
Por ficar no limite entre o ambiente externo e o corpo humano, a boca é a porta de entrada de bactérias. Sem a higiene adequada, estes organismos entram na corrente sanguínea, e causam problemas em outros órgãos. Veja quais são eles.


Halitose

A falta de regularidade na escovação e uso do fio dental faz com que partículas de alimento fiquem depositadas entre os dentes. A ação de bactérias sobre estas partículas provoca a liberação do Sulfato de Hidrogênio, que é o composto químico responsável pelo cheiro característico de ovos podres.

Doença periodontal

A deterioração do osso, que sustenta os dentes, leva ao seu afrouxamento e à eventual perda do dente. Esta, por sua vez, faz com que seja necessário buscar alternativas de reabilitação oral, como o implante.
Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (2013), 11% da população brasileira com 18 anos ou mais perderam todos os dentes. Naquele ano, este percentual correspondia a 16 milhões de pessoas.

Aterosclerose

Altos níveis de bactérias periodontais na boca podem levar o entupimento da artéria Carótida, e aumentar o risco de AVC.

Doenças Cardíacas
Pessoas com doença periodontal podem desenvolver doenças cardíacas e estreitamento das artérias, como consequência da entrada de bactérias na corrente sanguínea, através da gengiva.

Problemas Respiratórios
Bactérias periodontais são transportadas pela corrente sanguínea até os pulmões, onde podem provocar e, principalmente, agravar problemas respiratórios.

Diabetes
Pesquisas indicam que a Periodontite é uma das complicações clínicas do Diabetes.

Disfunção Erétil
Bactérias periodontais podem ser transportadas pela corrente sanguínea, causando inflamação nas artérias, e bloqueando o fluxo de sangue para os genitais.