[Infográfico] Cuidados com a saúde bucal na gravidez

Posted on Posted in Gengivite, Gravidez
Se você está grávida ou pensa em engravidar, este artigo pode ser extremamente útil. Muitas são as preocupações da futura mãe, e nosso objetivo é mostrar a importância dos cuidados com a saúde bucal da gestante.

Muitos estudos sugerem que doenças da gengiva, como a Gengivite, aumentam a probabilidade da gestante dar à luz bebês prematuros e abaixo do peso normal. Ao mesmo tempo, as mudanças hormonais, características desta época, fazem com que a cavidade bucal fique mais suscetível à ação de bactérias. Considerando, portanto, este dois aspectos, identifica-se a importância da atenção redobrada à saúde bucal da mãe durante a gravidez.
cuidados saude bucal na gravidez

Importância da saúde bucal da gestante

Os cuidados com a saúde bucal da gestante, influem diretamente no desenvolvimento e na saúde bucal do bebê. Saiba o que fazer antes, durante e depois deste período.

Gengivite gravídica

A Gengivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação e sangramento da gengiva. É comum durante a gravidez, período em que as alterações hormonais tornam a região mais suscetível à ação das bactérias. Estas podem entrar na corrente sanguínea da mãe, e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Mulheres que desenvolvem Gengivite na gravidez têm mais chances de dar à luz bebês prematuros e abaixo do peso.

Vale lembrar que a Gengivite é uma doença Periodontal que, se não tratada, pode levar à perda dos dentes. Com isso, faz-se necessário procurar uma opção de reabilitação oral, como o implante dental.

Enjôos matinais na gestação

Os ácidos estomacais podem danificar a superfície do dente, o que aumenta a probabilidade de formação de cáries. Imediatamente após o vômito, apenas enxágüe a boca com água. Aguarde 30 minutos para escovar os dentes.

Higiene Bucal da gestante

• -Após as refeições, escove os dentes, massageando a gengiva.
  • -Use uma escova macia e fio dental.
Dieta Saudável e Balanceada durante a gestação
  • -A ingestão de Cálcio durante a gravidez é fator essencial para a saúde dos dentes e ossos do bebê. Quando em quantidade insuficiente, eles são obtidos dos ossos da mãe, e podem fazer falta posteriormente.
  • -Evite o açúcar, que aumenta a chance de desenvolver cáries.
Cuidados com a saúde bucal antes da gestação
  • -Vá ao dentista, e certifique-se de estar com boa saúde bucal. Se não estiver, realize todos os tratamentos necessários primeiro.
  • -A limpeza profissional para remoção da placa bacteriana é recomendada neste momento.
  • -Adote rotina de boa higienização bucal.
Cuidados com a saúde bucal durante o 1º trimestre de gestação
  • -Informe ao seu dentista que você está grávida. Faça os checkups de rotina.
  • -Verifique regularmente sua gengiva. A Gengivite é mais comum entre o 2º e o 8º mês de gravidez.
  • -Enjôos matinais são comuns.
Cuidados com a saúde bucal durante o 2º trimestre de gestação
  • -Em torno do 4º mês, os dentes do bebê começam a se desenvolver.
  • -Dê especial atenção à dieta. Evite açúcar, e prefira alimentos ricos em vitaminas e minerais, como o Cálcio.
Cuidados com a saúde bucal durante o 3º trimestre de gestação
  • -Evite tratamentos dentários nas últimas 6 semanas de gravidez.
  • -Redobre os cuidados com a higiene bucal.
Cuidados com a saúde bucal após a gestação
  • -Volte ao dentista para uma nova avaliação, e realizar eventuais tratamentos necessários.