GengiviteGravidez

[Infográfico] Cuidados com a saúde bucal na gravidez

Se você está grávida ou pensa em engravidar, este artigo pode ser extremamente útil. Muitas são as preocupações da futura mãe, e nosso objetivo é mostrar a importância dos cuidados com a saúde bucal da gestante.

Muitos estudos sugerem que doenças da gengiva, como a Gengivite, aumentam a probabilidade da gestante dar à luz bebês prematuros e abaixo do peso normal. Ao mesmo tempo, as mudanças hormonais, características desta época, fazem com que a cavidade bucal fique mais suscetível à ação de bactérias. Considerando, portanto, este dois aspectos, identifica-se a importância da atenção redobrada à saúde bucal da mãe durante a gravidez.
cuidados saude bucal na gravidez

Importância da saúde bucal da gestante

Os cuidados com a saúde bucal da gestante, influem diretamente no desenvolvimento e na saúde bucal do bebê. Saiba o que fazer antes, durante e depois deste período.

Gengivite gravídica

A Gengivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação e sangramento da gengiva. É comum durante a gravidez, período em que as alterações hormonais tornam a região mais suscetível à ação das bactérias. Estas podem entrar na corrente sanguínea da mãe, e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Mulheres que desenvolvem Gengivite na gravidez têm mais chances de dar à luz bebês prematuros e abaixo do peso.

Vale lembrar que a Gengivite é uma doença Periodontal que, se não tratada, pode levar à perda dos dentes. Com isso, faz-se necessário procurar uma opção de reabilitação oral, como o implante dental.

Enjôos matinais na gestação

Os ácidos estomacais podem danificar a superfície do dente, o que aumenta a probabilidade de formação de cáries. Imediatamente após o vômito, apenas enxágüe a boca com água. Aguarde 30 minutos para escovar os dentes.

Higiene Bucal da gestante

• -Após as refeições, escove os dentes, massageando a gengiva.
  • -Use uma escova macia e fio dental.
Dieta Saudável e Balanceada durante a gestação
  • -A ingestão de Cálcio durante a gravidez é fator essencial para a saúde dos dentes e ossos do bebê. Quando em quantidade insuficiente, eles são obtidos dos ossos da mãe, e podem fazer falta posteriormente.
  • -Evite o açúcar, que aumenta a chance de desenvolver cáries.
Cuidados com a saúde bucal antes da gestação
  • -Vá ao dentista, e certifique-se de estar com boa saúde bucal. Se não estiver, realize todos os tratamentos necessários primeiro.
  • -A limpeza profissional para remoção da placa bacteriana é recomendada neste momento.
  • -Adote rotina de boa higienização bucal.
Cuidados com a saúde bucal durante o 1º trimestre de gestação
  • -Informe ao seu dentista que você está grávida. Faça os checkups de rotina.
  • -Verifique regularmente sua gengiva. A Gengivite é mais comum entre o 2º e o 8º mês de gravidez.
  • -Enjôos matinais são comuns.
Cuidados com a saúde bucal durante o 2º trimestre de gestação
  • -Em torno do 4º mês, os dentes do bebê começam a se desenvolver.
  • -Dê especial atenção à dieta. Evite açúcar, e prefira alimentos ricos em vitaminas e minerais, como o Cálcio.
Cuidados com a saúde bucal durante o 3º trimestre de gestação
  • -Evite tratamentos dentários nas últimas 6 semanas de gravidez.
  • -Redobre os cuidados com a higiene bucal.
Cuidados com a saúde bucal após a gestação
  • -Volte ao dentista para uma nova avaliação, e realizar eventuais tratamentos necessários.