[Infográfico] Cárie dentária: o que é, como se forma, como evitá-la

Posted on Posted in Cárie, Má higiene bucal
infografico carie dentaria
A cárie é uma doença que se caracteriza pela deterioração da estrutura do dente. Assim como outras doenças bucais, se não tratada, ela pode abrir caminho para a entrada de bactérias no sistema circulatório, provocando problemas mais graves. Por outro lado, ela pode ser evitada com adequada higiene bucal, dieta saudável e visitas regulares ao dentista.

No infográfico abaixo, você pode ver mais detalhes sobre como a cárie é formada e como evitá-la.
o que são caries dentarias

O que são cáries dentárias?

A cárie é a destruição progressiva da estrutura do dente.

O que causa cáries nos dentes?

O processo de formação da cárie ocorre da seguinte forma:
  1. Tudo começa quando ingerimos alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), como pão, massas, cereais, leite, doces, refrigerantes e frutas.
  2. Por falta ou má higienização, restos dos alimentos permanecem na boca.
  3. Bactérias, existentes na boca, digerem os alimentos, transformando-os em ácidos.

Bactérias + Ácidos + Restos de alimentos + Saliva = Placa Bacteriana

Placa Bacteriana A placa bacteriana adere à superfície do dente e dissolve suas camadas, formando buracos, que são as cáries. Quando endurecida, por calcificação, a placa passa a ser chamada de Tártaro.

Se não houver tratamento, o dente pode ser perdido, levando o indivíduo a necessitar lançar mão de opções de reabilitação oral, como o implante de dente.

Como evitar a cárie dentária?

• - Escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia, preferencialmente, depois das refeições (até uma hora) e antes de dormir.
  • - Pelo menos uma vez ao dia, antes da escovação, passe o fio dental para limpar entre os dentes.
  • - Use escova macia e creme dental com flúor (exceto crianças menores de 6 anos).
  • - Solicite ao seu dentista orientação sobre o uso de enxaguatórios bucais para o seu caso específico.
  • - Visite seu dentista, pelo menos uma vez por ano, para limpeza e avaliação.
  • - Faça refeições balanceadas e limite os "lanches" nos intervalos, especialmente aqueles que contêm açúcar. Dê preferência para iogurtes, queijos e frutas.
  • - Beba água.